Quando não der para olhar além, olhe através

     

     Certa vez, a atriz Maitê Proença estava em um ensaio para a gravação de uma novela e em um momento sublime e repentino de inspiração, disse a seguinte frase a um dos colegas de trabalho: "quando você não puder olhar além, olhe através". Tal ensinamento desmembrado em palavras, mudou a vida desse rapaz e a de todas as pessoas que entenderam profundamente o que esta frase significa.

     Eu tenho certeza que a atriz não quis dizer que o rapaz deveria ter um olhar biônico, ou algo assim. Ela falava sobre persistência e sensibilidade.

     A nossa vida deve ser um constante avanço. E quando não conseguirmos realizar algo de um jeito, precisamos ter sempre uma carta na manga para tentar de outra maneira. Mas tentar. Essa é a questão: tentar. Avançar e nunca regredir.

     Parece uma lição clichê, mas ao pé da letra é difícil de ser concretizada. Quem nunca ficou sem chão ao olhar para uma situação e não enxergar uma saída? Vivemos confiantes na escapatória dos nossos problemas e quando descobrimos que elas não existem, ficamos desesperados, ao invés de arregaçar as mangas e imaginá-las, criá-las e realizá-las. 

     Olhar através, significa dizer: "não consigo enxergar uma luz no fim do túnel mas, vou olhar por dentro do túnel, vou seguir em busca dessa luz e aproveitar o ensinamento que cada pedacinho desse trajeto quiser me proporcionar".

     Se você não ver a luz no fim do túnel, significa que você deve aproveitar o túnel. Curta o percurso e o que ele tem para oferecer. Nenhuma dor é eterna. E nenhum momento de alegria também. Por isso, aproveite o túnel. Porque só se vive, se chora e sorri uma vez.

     É certo que, por demasiadas vezes nos vemos inseridos em contextos ruins e que não nos permitem visualizar um possível escape. Nessas horas, definitivamente não conseguimos olhar além daquela situação. Vemos somente o estado atual do presente e nos desesperamos. Mas, quando isso acontecer novamente, pergunte a si mesmo: "o que esse problema pode me ensinar? Em quais áreas ele vai me fazer amadurecer? Em que eu preciso melhorar e evoluir para vencê-lo? O que ele está exigindo de mim?", e aí a vida entrará em uma nova dimensão. Só aí vamos entender que tudo que acontece de ruim, é para nos melhorar e nos fazer compreender que até do mais profundo abismo, sairemos mais fortes e maduros, se soubermos aproveitar a jornada.


     Somente assim experimentaremos da verdadeira essência da vida, que não está no olhar "além", mas sim no "através", e vamos encontrar aprendizado em cada luta e sentido em cada vitória. E como um quebra-cabeça, todas as peças se encaixarão. Desde a hora de acordar, até a hora de recostar a cabeça no travesseiro.

Share:

1 comentários

  1. Viver não tem receita, não é mesmo? No fim, os grandes clichês são os mais verdadeiros.
    Gostei da reflexão.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir