Tentar é mais importante que conseguir

 


     Antes de começar o texto, eu gostaria que você tivesse em mente que: CONSEGUIR é apenas uma consequência do TENTAR.

     É comum termos o foco voltado para os resultados finais das nossas ações e nunca para o processo de luta por esses resultados. O foco está sempre no final, e nunca no meio. O que é um grande erro, afinal é no "durante" que aprendemos com os erros, crescemos em nossas aptidões e amadurecemos na vida, tornando-nos seres humanos melhores em diversos aspectos. 

     Certa vez, li uma história que é perfeita para exemplificar o que estou tentando dizer. Ela falava de um casal que foi ao advogado decidido a solicitar o divórcio. O advogado, por sua vez, triste ao ver o fim do casamento, fez aos dois a seguinte proposta: 

"Tenho aqui dois vasos de planta, cada um com sementes plantadas. Eu vou dar um vaso para cada um de vocês e vocês precisam imaginar que as sementes dentro dos vasos representam o relacionamento de vocês. Se vocês ainda se importarem, regue-as todos os dias. Daqui a dois meses, peço que voltem, cada um com o seu vaso, para darmos prosseguimento ao pedido de divórcio." 

     E assim foi feito, o marido e a mulher foram para casa, cada um com seu vaso. Durante a madrugada, a esposa levantou-se da cama e foi, com cuidado para não acordar o marido que dormia na sala, até o local onde tinha deixado o seu vaso para regar as suas sementes. Quando chegou até o local, ela foi pega de surpresa ao ver seu esposo regando as sementes do vaso dele também! O esposo, também surpreso, perguntou o que ela tinha ido fazer ali e ela disse que estava indo regar as sementes também! E então eles se abraçaram, choraram e pediram perdão. O casal desistiu do divórcio e foi reconciliado porque uma tentativa mostrou que eles ainda se importavam. 

     Resumo da história: a simples atitude de TENTAR revela que você se importa, mostra que você sente o desejo de conquistar algo e que deu o primeiro passo rumo à vitória. A tentativa é mais importante que a vitória, pois sem essa etapa, a vitória nunca se tronaria uma realidade. 

     Com essa história, podemos entender que todo processo anterior à vitória merece e deve ser valorizado, pois é nele que a mágica acontece e as coisas ganham força para se realizar. 

     Pare de reclamar do processo que pode estar sendo doloroso e agradeça pela grande oportunidade de aprendizado que ele está te proporcionando! Tente enxergar o que tudo isso está querendo te ensinar, pois o conhecimento acerca disso gerará em você um amadurecimento fundamental para enfim alcançar a tão sonhada vitória.  

     E lembre-se: quando não estiver conseguindo olhar além de uma situação, olhe através dela. Olhando através das situações, você tirará lições que jamais tiraria se tivesse com os olhos presos apenas no final do percurso. 


- Brígida Gabriela

Share:

0 comentários